Solenidade de lançamento da 1ª Paraolimpíada do Piauí
A 1ª Paraolimpíada coloca o Piauí no circuito de eventos paraolímpicos do Brasil. O governador Wilson Martins fez o lançamento oficial do evento junto com o secretário da SEID - Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina; o presidente da Fundação de Esportes do Piauí, José Gomes; a deputada estadual Rejane Dias e o presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), José Afonso Costa.
A solenidade foi realizada em 29 de março, no Palácio de Karnak. O projeto da 1ª Paraolimpíada foi elaborado pela equipe técnica da Seid com o objetivo de aproveitar o clima esportivo que o Brasil vive, por conta da Olimpíada e da Copa do Mundo de Futebol. José Afonso da Costa parabenizou a iniciativa do Estado do Piauí: “sou piauiense de Floriano e me orgulho de ver o meu Estado dar um passo tão importante para as pessoas com deficiência”.
Para o representante do CPB, o passo seguinte é que o Estado melhore as condições para a prática dos esportes paraolímpicos. “A Universidade Estadual tem uma boa estrutura para o paradesporto, bastam apenas alguns investimentos”. O Piauí está no caminho certo para fazer parte do calendário paraolímpico nacional.
A deputada estadual Rejane Dias falou da importância para as pessoas com deficiência da realização de um evento deste nível. E ressaltou que a Paraolimpíada do Piauí deve se firmar no calendário de eventos do Estado. Para José Gomes, a promoção do esporte é sua principal missão, o esporte voltado para as pessoas com deficiência é um filão que deve ser incentivado.
Em sua fala ele reforça a parceira com a Seid para a realização da competição esportiva. “A Seid pode contar com a Fundespi como parceira na Paraolimpíada”. O secretário Helder Jacobina disse que a paraolimpíada é uma forma de incentivar vários potenciais no nosso esporte. “Temos atletas que se destacam na natação, no basquete de cadeira de rodas, no badminton, entre outras modalidades. Temos que incentivar para que estes talentos do esporte sejam descobertos.”.
O governador Wilson Martins falou que a Paraolimpíada é um evento que mostra a ação do Governo em prol do segmento das pessoas com deficiência. “O Piauí tem um sexto de sua população com algum tipo de deficiência e temos que ter políticas e ações concretas para contemplar esta parcela importante da nossa população”. O governador frisou que o esporte é uma forma de não só incluir, mas valorizar a população com deficiência do Piauí.
Equipe FEPEPD na cerimônia de lançamento
Paraolimpíada
A competição esportiva vai ser iniciada no dia 30 de maio (solenidade de abertura), as competições acontecerão de 31 de maio a 8 de junho e no dia 9 de junho, Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, acontece a premiação do evento.
A 1ª Paraolimpíada do Piauí vai reunir várias modalidades esportivas, como o Futsal – Futebol (Futebol de Sino), Natação, Atletismo, Badminton, Basquete (Basquete em Cadeira de Rodas), Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia, Handball, Tênis de Mesa e Tiro Esportivo. Na programação do evento também vão acontecer competições com modalidades de exibição, como: capoeira, judô, ciclismo, rapel, canoagem e esgrima.
Os formulários de inscrição estão disponíveis neste link (direciona ao site da SEID).
(Fonte: CCom/Ubiracy Sabóia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário